Expectativa de vida chega a 73,5 anos

***

*Retirado da Gazeta do Povo

***

Pesquisa divulgada ontem pelo IBGE mostra que esperança de vida ao nascer aumentou 11 anos em três décadas no Brasil

 Publicado em 02/12/2011 | Folhapress e Agência Estado

A expectativa de vida ao nascer alcançou 73,5 anos no Brasil em 2010, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geo­grafia e Estatística (IBGE). A divulgação do estudo Tábua Completa de Mortalidade ocor­­re anualmente desde 1999, atendendo a um decreto federal que exige sua publicação no Diário Oficial da União. O le­­vantamento mostra a expectativa de vida ao nascer e em cada idade até os 80 anos.

A pesquisa é uma projeção com base na mortalidade calculada em anos anteriores, dados do Censo, a taxa de mortalidade infantil e as estatísticas de óbitos. Em 1980, a expectativa calculada pelo IBGE foi de 62,5 anos, o que aponta para um crescimento de 11 anos em três décadas. Na última década, o crescimento proporcional entre 2000 e 2010 foi de 4,26%.

No ano passado, a esperança de vida ao nascer das mulheres no Brasil era 7 anos, 7 meses e 2 dias maior que a dos homens. Já a taxa nacional de mortalidade infantil foi estimada em 21,64 por mil nascidos vivos em 2010, o que indica uma redução de 28,03% ao longo da década.

O estudo divulgado ontem também informa que, em 2010, a chamada sobremortalidade masculina (relação entre as probabilidades de morte de homens e mulheres, por idade ou grupos de idade) teve seu pico aos 22 anos de idade, quando a possibilidade de um homem morrer era 4,5 vezes maior do que a de uma mulher.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: