Divulgando: a privatização do CAISM Água Funda (São Paulo) foi barrada!

***

***

MOVIMENTO EM DEFESA DO CAISM ÁGUA FUNDA CONSEGUE VITÓRIA HISTÓRICA

***

Os protestos, ações e manifestações do Movimento em Defesa do CAISM Água Funda obtiveram uma resposta positiva da Secretaria Estadual de Saúde, garantindo o funcionamento do CAISM Água Funda e a permanência de seus Projetos e Gerências. A mobilização conseguiu barrar a proposta inicial da Secretaria Estadual de Saúde de SP, de transformar o CAISM Água Funda em Organização Social e mudar o perfil de pacientes a serem atendidos (de variado atendimento a saúde mental, inclusive para pacientes em crise para usuários de drogas).

O Movimento teve início a partir do conhecimento da entrevista do psiquiatra Ronaldo Laranjeira a Revista Veja online, onde se anunciava à criação de 150 leitos para Dependência Química no CAISM Água Funda, e também a partir da confirmação desta informação pela Secretaria Estadual de Saúde, através da Assessoria de Imprensa no site do Governo.

Desde então conquistas importantes foram construídas pelo Movimento em Defesa do CAISM Água Funda, como o apoio da Conselho Estadual de Saúde, do SindSaúde/SP e a CUT, do Fórum Popular de Saúde do Estado de São Paulo, da Associação de Moradores do Água Funda, da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, de mandatos como o do Adriano Diogo (PT), Gianazzi (PSOL), Ivan Valente (PSOL), Marcos Martins (PT), Marcolino (PT), UMPS, Cress, CRP, a Frente Estadual de Luta Antimanicomial, CONEP, Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, da Intersindical e da CSP-Conlutas e de diversos centros acadêmicos de várias universidades do Brasil. Além disso, nos reunimos com representantes do Ministério Público e também do Cremesp.

Familiares, usuários e funcionários do CAISM uniram-se para lutar pela permanência deste trabalho e mostraram que a realidade pode ser transformada quando se tem organização, garra e envolvimento com a proposta de uma Saúde Mental justa e para todos. Nesta luta destacamos momentos marcantes como o Ato Público e passeata que culminou no fechamento da Rodovia Imigrantes por 30 minutos. Também o Ato em frente da Secretaria de Saúde, quando fomos reprimidos pela Polícia Militar.  E o ponto alto da luta em defesa do CAISM Água Funda, quando durante o evento do SUS e do Ministério Público, entramos com cerca de 40 pessoas, e, de forma elegante e silenciosa,  com faixas e narizes de palhaço interrompemos o evento pedindo uma posição do secretário Giovanni Cerri. Neste dia tanto o Ministério Público quanto a Secretária de Saúde comprometeram-se a receber o movimento e dialogar conosco.

O atual chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. Reynaldo Mapelli Junior, recebeu uma pequena comissão de funcionários do Caism Água Funda no dia 29 de novembro, em conjunto com a Diretora de Departamento de Saúde, Sra. Claudia Farah Kotait Buchatsky. A reunião esclareceu que o Projeto de transformação do serviço atual em leitos para Dependência Química foi cancelado, e que a Secretaria de Saúde pretende abrir um espaço de diálogo amplo para a discussão da Assistência em Saúde Mental. Encerramos a reunião com a proposta de novos encontros e um pré agendamento de visita do Sr. Chefe de Gabinete ao nosso serviço no próximo ano, a fim de podermos pensar juntos em avanços.

Esta é uma vitória histórica do SUS e da Saúde Mental!

Para os trabalhadores e usuários do CAISM Água Funda uma nova fase se inaugura, onde todos estão unidos na defesa dos avanços conquistados e desejam uma gestão participativa do trabalho no CAISM e uma política de Saúde Mental construída em conjunto com usuários e trabalhadores.

 ***

Convidamos a todos para comemorar esta vitória e nos juntarmos a manifestação em favor da Saúde e do SUS:

 ***

Dia 10 de dezembro, no Masp às 14h. Aguardamos a sua presença!

***

Movimento em Defesa do CAISM Água Funda

***

*Enviado pelo companheiro Paulo Spina do Fops/SP

***

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: