Confirmada fraude em plantões médicos no HRL

***

Publicado em 22/09/2011 | Cintia Junges, especial para a Gazeta do Povo

O Ministério Público do Paraná (MP) confirmou a fraude dos médicos que recebiam por plantões não realizados em Paranaguá, no litoral do estado. As irregularidades ocorreram no Hospital Regional do Litoral entre julho de 2005 e abril de 2006, quando o então diretor-clínico do hospital, Fabio Giovanni Dilda, denunciou os desvios. Além dos “plantonistas fantasmas”, também houve a comprovação de que médicos recebiam valores cheios por plantões incompletos ou não presenciais. As investigações comprovaram desvio de R$ 400 mil.

De acordo com Ana Paula Pina Gaio, promotora responsável pelo caso, a denúncia envolvendo 10 médicos, entre eles o ex-chefe da regional de saúde de Paranaguá e um funcionário de recursos humanos, chegou ao MP em 2007. “Todos os médicos envolvidos foram investigados separadamente, pois cada caso apresentava aspectos diferentes dos demais”, observou.

Esquema

O esquema para fraudar os plantões funcionava com a falsificação da assinatura do diretor-clínico do hospital, responsável por conferir e atestar as informações contidas nas fichas dos plantonistas e repassá-las à regional, que calcula o valor do pagamento dos médicos. Informações contidas nas fichas, como o número de plantões feitos mensalmente, a assinatura de frequência e a conta bancária dos médicos, eram adulteradas na regional de saúde.

Segundo o MP, seis dos médicos nunca fizeram plantões no Hospital Regional do Litoral. “Um dos médicos afirmou que ficava na casa de uma amiga e era chamado somente quando necessário”, observou a promotora. O MP ajuizou ações individuais contra nove médicos plantonistas por improbidade administrativa. O ex-chefe da regional e o funcionário figuram em to­­das as ações. As investigações de­­vem apurar ainda a responsabilidade criminal dos envolvidos.

***

*Retirado da Gazeta do Povo

***

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: