Seminário Nacional “SUS 100% público, estatal e de qualidade” (release do CFESS)

***

Do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS

05/07/2011

Evento acontece nos dias 9 e 10 de julho, em São Paulo. Participe!

O CFESS continua firme na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) público, universal, gratuito e de qualidade para todos/as, acompanhando a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde. Formada por entidades, fóruns populares de saúde e movimentos sociais, a Frente vem realizando diversas ações, como a mobilização pela procedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) 1.923/98, contrária à Lei 9.637/98 que cria as Organizações Sociais (OS), que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 1998; e as denúncias das irregularidades e prejuízos à sociedade causados pelas OS nos estados e municípios brasileiros que implantaram este modelo de gestão de serviços.

E para os próximos dias 9 e 10 de julho, a Frente contra a Privatização da Saúde preparou um evento no qual a presença de todos/as que lutam pela saúde é fundamental: o 2º Seminário Nacional “SUS 100% público, estatal e de qualidade”. O encontro, que acontecerá na Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo (SP), vai debater a Saúde na conjuntura atual e as questões de financiamento e da privatização. Entre os nomes já confirmados estão Plínio de Arruda Sampaio Junior, Mauro Iasi, Alessandra Camargo, Tiago Henrique dos Santos Silva, Aquilas Mendes, Virginia Junqueira, Sara Granemann entre outros/as.

O CFESS já garantiu presença, assim como os movimentos populares, estudantil, sindical, além e parlamentares. E os/as assistentes sociais devem reservar seu lugar nesse debate.

“Quando falamos em qualidade, queremos condições éticas e técnicas de trabalho, efetivo financiamento das políticas públicas dentre outros. E isso não se consegue privatizando o serviço ou com as Organizações Sociais, precarizando as relações e as condições de trabalho”, afirma a conselheira do CFESS Ramona Ferreira. Por isso, segundo ela, a participação da categoria é essencial para o debate. “A saúde é um dos maiores campos de atuação do/a assistente social. Por isso, é fundamental que o Serviço Social esteja em peso neste Seminário, pela defesa da qualidade nas políticas públicas e nos serviços por elas viabilizados”, completa.

Outras informações:

***
O 2º Seminário Nacional “SUS 100% público, estatal e de qualidade” é aberto ao público e a entrada é franca. Veja a programação completa e outras informações pelos endereços http://seminariosaudefrente.blogspot.com/ ou http://forumpopulardesaude.com.br/, ou ainda pelo e-mail seminariofrente2@gmail.com. Participe!

Dicas sobre alojamento podem ser conseguidas pelo contato guma.thiago@gmail.com (Thiago Danção).
***

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema – JP/MG – 11732
Assessor de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br
***
***
*Retirado do CFESS

4 comentários em “Seminário Nacional “SUS 100% público, estatal e de qualidade” (release do CFESS)

  1. Se possível, gostaria de saber qual a posição de vocês em relação a este modelo de gestão. Pois apesar de ser uma Fundação de Direito Privado, nós somos concursados e não terceirizados. Esta é minha dúvida

    Curtir

  2. Meu nome é Renata Sousa, sou graduada em psicologia. Estou Classificada no Concurso da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

    Se possível, gostaria de saber qual a posição de vocês em relação a este modelo de gestão. Pois apesar de ser uma Fundação de Direito Privado, nós somos concursados e não terceirizados. Esta é minha dúvida.

    Curtir

    1. Cara Renata,

      Poderíamos te escrever uma resposta genérica sobre fundações, mas sem especifidades que podem haver quanto a Fundação de Saúde do Rio de Janeiro.

      Por isso, pedimos para algumas colegas nossas do Fórum de Saúde do Rio de Janeiro elaborarem uma resposta. Assim que elas nos responderem, encaminharemos ao seu e-mail, e também colocaremos aqui.

      Agradecemos em muito pela confiança e ficaríamos contentes de que você continuasse apreciando o blog.

      Abraço,
      Secretaria do FopsPR

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s