Governo promove campanha para estimular servidores a doar sangue

***

14/06/2011 – 17:07

O governo do Estado lançou nesta terça-feira (14) – Dia Mundial do Doador de Sangue – a campanha “Mais Doadores de Sangue, Mais Vida Saudável – Servidor Público também colabora”. O objetivo é estimular servidores públicos a se tornarem doadores de sangue, contribuindo para manter o estoque no nível necessário para atender as necessidades do Estado, principalmente durante o inverno, quando se registra uma queda de 30% no número de doações.

O lançamento da campanha, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), em Curitiba, contou com a presença do secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, e da secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

“Nosso objetivo aqui é colaborar para salvar vidas, por isso participamos com amor. Esse é o foco não só da doação de sangue, mas também de medula óssea e de todas as ações que se propõem a salvar vidas”, disse Fernanda Richa. Luciana Piovezan, paciente de leucemia que participa constantemente de campanhas de doação de medula óssea, agradeceu o empenho da secretária e lembrou que doar é um gesto de amor e solidariedade. “Só tenho a agradecer a todos que se envolvem em campanhas como esta”, disse.

O secretário da Saúde reafirmou o propósito de fortalecer a rede de hemocentros do Estado, com novos profissionais e equipamentos. Caputo Neto está visitando todos os hemocentros do Estado. Em janeiro ele esteve no Hemepar pela primeira vez no ano, acompanhando o governador Beto Richa, que é doador de sangue há quase 20 anos.

Caputo Neto destacou a importância do envolvimento de Fernanda Richa na campanha. “Ter a Fernanda como parceira de campanha é ter a certeza de que teremos comprometimento e sucesso, porque ela se envolve profundamente com todas as ações voltadas para o bem-estar das pessoas” disse Caputo Neto.

CAMPANHA – O diretor do Hemepar, Paulo Roberto Hatchback, informou que o centro atende uma média de 70 a 80 doadores por dia durante a semana e entre 100 e 120 pessoas aos sábados. “Focamos a campanha no servidor público porque queremos ampliar o comprometimento dos servidores, estimulando-os a serem doadores fiéis, o que ajudará a manter os estoques de sangue”, afirmou.

Margeli Nunes de Souza e Eloi Alves de Souza Júnior, doadores do Hemepar, participaram do lançamento da campanha. Os dois são doadores fenotipados, o que significa que suas doações são direcionadas para pacientes específicos, que necessitam de sangue constantemente.

“Nós, que temos saúde e podemos doar, não podemos ficar de braços cruzados. Se cada pessoa saudável conhecesse a dor dos que necessitam de transfusão sanguínea, com certeza teríamos mais doadores” afirmou Elói. Para Margeli “esse é um gesto de amor, que está dentro de minhas possibilidades e não me custa nada”.

A cerimônia do Dia Mundial do Doador de Sangue contou com a participação da cantora lírica Orly Bach e do tecladista Lineu Guimarães. Durante todo o dia, servidores de diversas secretarias do estado foram ao Hemepar para doar sangue.

Áudio:

***

*Retirado da AEN

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: