Tipo 4 da dengue já registra vítimas em três regiões do país

Publicado em 24/03/2011

A dengue tipo 4, que não circulava no Brasil desde a década de 1980, chegou ao estado do Rio de Janeiro. A Secretaria de Saúde do Rio confirmou ontem dois casos da doença em Niterói. Duas irmãs, de 21 e 22 anos, foram infectadas pelo vírus tipo 4 no começo do mês e se recuperam em casa. A confirmação foi feita pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). De acordo com a secretaria, as jovens não viajaram recentemente, o que indica que a transmissão pode ter ocorrido dentro do estado.

Segundo o Ministério da Saúde, já há confirmação de casos do tipo 4 nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. O Piauí confirmou um caso de dengue tipo 4. Uma garota de 17 anos, moradora da capital Teresina, foi in­­fectada pelo vírus. O governo da Bahia também informou que dois homens, de 27 e 30 anos, contraíram a dengue 4, no mês passado. Eles receberam tratamento e passam bem. Outros casos foram registrados em Roraima, Amazonas e Pará. O vírus é o mesmo que circula na Venezuela, segundo pesquisadores.

A dengue 4 não é mais grave que as outras variações da doença (tipos 1, 2 e 3). Os sintomas são os mesmos: dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, febre, diarreia e vômito. O tratamento também é idêntico. No entanto, a maior parte da população brasileira não tem imunidade contra o tipo 4, aumentando as chances de uma epidemia.

*Retirado da Gazeta do Povo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: