Estoques de sangue caem 40% nas férias

Saúde

Fim de ano é sinônimo de queda nas doações e alta na demanda. Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná teme enfrentar problemas já na próxima semana.

Publicado em 11/12/2010 | Aline Peres

Cadeiras vazias no Hemepar, em Curitiba: número de doadores chega a diminuir um terço nessa época do ano (foto: Albari Rosa)

No período de férias o sinal de alerta acende para os bancos de sangue do estado, já que a redução nos estoques chega a 40%, conforme os responsáveis pelo Hemo­banco e pelo Centro de Hema­tologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Em compensação, a demanda aumenta por causa de acidentes de trânsito. Por enquanto, conforme as duas instituições, o material guardado nas geladeiras está atendendo aos pedidos dos hospitais. No entanto, a diretora do Hemepar, Suzana Mercer, diz que na próxima semana poderá haver problemas.

Segundo Suzana, o ideal seria o recebimento de doação de 150 pessoas por dia. A partir de dezembro, porém, a oferta chega a ter redução em um terço. “Esse é um período que coincide com as férias escolares e quando as famílias viajam mais. Com o grande fluxo de veículos, a incidência de veículos au­­menta e o número de acidentes também”, diz Suzana.

Ela alerta que os tipos sanguíneos que mais faltam no estoque são aqueles com fatores negativos, em especial, O (que é universal) e A. Quando é necessário, conta Suzana, é preciso recorrer às 22 unidades do interior que têm bancos de sangue. Atualmente, o Hemepar atende cerca de 300 hospitais do estado. Em Curitiba e região metropolitana, são 38. “É importante que a reposição seja diária e pontual.”

No Hemobanco a situação é parecida. Para a enfermeira Márcia Bienarski, responsável pelo atendimento ao doador, a redução é mesmo comum nos próximos meses. Segundo ela, a normalidade nas doações retorna apenas em fevereiro, quando a entidade volta a atender a média diária de 200 a 250 doadores. A saída tem sido sensibilizar a família de quem recebeu a doação para ajudar na reposição do estoque. O Hemobanco é responsável por atender a rede de hospitais públicos, particulares e entidades filantrópicas de Curitiba. Por mês, são oferecidos cerca de 4 mil bolsas.

Solidariedade

Pensando nas dificuldades, o Hemobanco implantou o projeto de fidelização chamado Árvore da Vida. Começou, em 2003, com 30 doadores. Hoje, já são 180. O objetivo é fazer com que os doadores compareçam à unidade a cada dois ou três meses. “É importante que as pessoas, nessa época, pensem que há outros que precisam do sangue”, afirma Márcia.

É o caso do corretor de imóveis Job Andrés Gamarra Gavancho, 55 anos, um dos nomes inscritos em uma folha de árvore, instalada no Hemobanco. O peruano, que mora no Brasil há 30 anos, diz que, segundo suas contas, já fez 72 doações. Desde que mora em Curitiba, foram mais de 40. “Minha mãe sempre incentivou a caridade. E por nunca ter ficado doente, tenho um compromisso de ajudar quem precisa”. Gavancho doa quatro vezes por ano, em média.

Assim como ele, o segurança Alois de Lima, 49 anos, não se importa com época para fazer a sua doação. Procurou um banco de sangue em 2001, por causa da mãe que precisava de transfusão, e nunca mais abandonou a rotina. “Não tenho férias. Quando chega a época de doar, estou pronto. Penso que temos que fazer alguma coisa boa para o mundo e salvar uma vida”.

Como doar

Veja quais são os pré-requisitos para ser doador de sangue e que con­dições são impeditivas:

Quem pode doar:

– Maiores de 18 anos e menores de 60 anos (necessário apresentar documento de identidade).

– Ter mais de 50 quilos.

– Ter se alimentado antes da doação.

– Não ter ingerido bebidas alcoólicas de quatro a seis horas antes da doação. Quem não pode doar:

– Portadoras de doenças como diabete e hepatite.

– Mães que estejam amamentando.

– Quem está resfriado.

– Quem colocou piercing ou fez tatuagem há menos de um ano.

Fonte: Hemepar

Serviço:

Hemobanco: Rua Capitão S. Franco, 290, Batel, (41) 3019-5545. Hemepar: Trav. João Prosdócimo, 145, Alto da XV, (41) 3281-4000.

*Retirado da Gazeta do Povo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: