Saúde em crise, segundo Moreira

Do blog do Campana

O novo secretário estadual da Saúde, Carlos Moreira, admitiu hoje, em entrevista à Rádio Bandnews, que a situação da saúde no Paraná é caótica. Disse que pegou um déficit de R$ 300 milhões, mas que já conseguiu cortar R$ 50 milhões “em obras, viagens e outras despesas”.
Revelou ainda que dos “40 hospitais novos” que foram cantados em verso e prosa na propaganda do governo Requião, só 11 são de fato geridos pela Secretaria Estadual da Saúde. Outros três são mantidos pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (hospitais universitários) e o resto depende das prefeituras ou de entidades beneficentes, que como se sabe estão à míngua.
Enfim, começa a cair a máscara da máquina de propaganda requianista. E a realidade é que faltam médicos, equipamentos e verbas para colocar em funcionamento a maioria dos hospitais públicos do Paraná.

O maior exemplo está muito próximo do Palácio das Araucárias: o Hospital de Reabilitação, que segundo Moreira está “em crise de identidade, porque não sabe o que quer ser”. Há divergências entre a UFPR e a Associação Paranaense de Reabilitação (APR) sobre a gestão do hospital, que funciona precariamente apenas como ambulatório (a promessa que seria um hospital tão bom ou até melhor que o Sarah Kubitschek, de Brasília, não passou de mais uma bravata requianista!). Sobre a falta de verbas, Moreira está tranquilo. “Se não resolvermos agora a questão financeira, fica para o próximo ano, porque é só uma questão orçamentária”, disse. Ou seja, a conta fica para o próximo governo, já que o atual não teve competência nem interesse em melhorar a saúde dos paranaenses. Para cumprir a exigência constitucional de aplicar ao menos 12% das receitas em saúde, mais uma vez o governo vai contabilizar investimentos da Sanepar em saneamento e os gastos com o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: