Reunião do FOPS essa quinta 17/12 – alteração de Local

Companheiros e Companheiros escrevemos para relembrar todos e todas da Reunião do Fórum Popular de Saúde para prepararmos nossa intervenção para a Conferência Estadual de Saúde. E para informar da alteração do local da Reunião que agora (por conta do tamanho do espaço) será no CENTRO CHE (Praça Generoso Marques, 90, Galeria Andrade, Edifício Cláudia, sala 202- Curitiba).

Segue abaixo as informações sobre a reunião, bem como as teses que escrevemos para a conferência.

FÓRUM POPULAR DE SAÚDE DO PARANÁ – FOPS/PR

Convocatória: Reunião ampliada em 17/12/2009 – Preparar uma intervenção coletiva e combativa para a 9ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná!

Companheiros e companheiras,

Nas últimas semanas temos nos reunidos no Fórum Popular de Saúde do Paraná – FOPS/PR, e discutido nossa intervenção na 9ª Conferência Estadual de Saúde – 9ª CES, tanto no que diz respeito à política estadual de saúde, quanto com relação a nossa organização. Avaliamos que tanto umas coisas quanto outras estão “capengas”.

A política de saúde segue a lógica neoliberal de retirada de direitos dos trabalhadores, privatização dos serviços, ampliando os lucros dos tubarões da saúde (O$CIPs, O$, fundações e outras formas de privatização) e de aplicação das “cestas básicas”, deixando o SUS cada vez mais restrito, menos integral e universal, o que tem-se chamado de “universalização excludente”.

Nesse sentido, a construção de nossa tese está pautada pela discussão da retomada dos princípios do SUS, que foram desvirtuados com o passar dos anos, e pela superação do Sistema Único de Saúde que está posto, que apesar dos avanços tem limites impostos pelo capital e que não contempla as demandas da classe trabalhadora e o projeto de sociedade que queremos. Basta ver que a maior parte dos “hospitais do SUS” são privados (dados de 2002 apontam que 58% dos hospitais da rede do SUS são privados, que prestam serviço ao SUS via convênios), a (des)assistência dos serviços, a necessidade de reorganizar o Controle Social (para além do âmbito institucional e da disputa de conferências e conselhos), entre muitos outros fatores.

Considerando esse último elemento, o Controle Social do SUS, é que chamamos uma reunião ampliada, buscando aglutinar as entidades e as pessoas comprometidas com a construção de um modelo de saúde da classe trabalhadora e que atenda aos seus interesses. Entendemos ainda que o processo de reorganização não começa nem termina com a 9ª CES, mas que esse momento é importante para avaliarmos e planejarmos nossas lutas e organização futura. As informações da reunião seguem logo abaixo.

Saudações,
Fórum Popular de Saúde do Paraná (FOPS/PR)


O Que? Reunião ampliada para preparar a intervenção coletiva e combativa para Conferência Estadual de Saúde.
Quando? 17/12 (quinta-feira) a partir das 16h.
Onde? No auditório do CENTRO CHE (Praça Generoso Marques, 90, Galeria Andrade, Edifício Cláudia, sala 202- Curitiba).

Observação: para as pessoas que vem do interior a 9ª CES, podemos conseguir alojamento para o pernoite entre 17 e 18/12. Para que avaliemos isso, é muito importante que liguem e notifiquem que virão para a reunião, para acertarmos tudo adequadamente. Para o dia 18/12 a hospedagem será garantida pela organização do da 9ª CES.

Contatos:

Tel.: (41) 3322-0921

FAX: (41) 3322-0546
fopspr@yahoo.com.br
www.fospr.wordpress .com

As teses-guia que o FOPS/PR produziu e inscreveu à 9ª CES, em conjunto de outras entidades podem ser baixadas  em um documento único com todas as teses ou pelos temas, basta clicar ai:

Todas!

a) Assistência!

b) Controle Social

c) Financiamento

d) Gestão do Trabalho

e) Rede de Urgência e Emergência

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: