Reunião ampliada do FOPS em defesa da Saúde Pública e Contra as maracutaias da Gestão Beto Richa!

O Fórum Popular de saúde – FOPS, formado por estudantes, usuarios, trabalhadores do SUS e indivíduos empenhados na construção de uma saúde realmente coletiva, convida:

Reunião ampliada do FOPS em defesa da Saúde Pública e Contra as maracutaias da Gestão Beto Richa!


Agora em 2009 teremos um ano cheio de Conferências de Saúde*, é um momento muito importante para rearticularmos o movimento social para conquistar a saúde que atenda às demandas do povo!

Nos últimos dias vimos nos jornais, de forma muito escondida, a denuncia de que pessoas ligadas ao gabinete do secretário de saúde (e vice prefeito) desviaram algo entre 2 e 4 milhões de reais dos recursos da saúde.

Enquanto isso, vemos vários trabalhadores e trabalhadoras esperando mais de 80 dias para conseguir uma radiografia, 455 dias para extrair um dente e perdem a conta do tempo que esperam para conseguir uma consulta com um neurologista. Esses são alguns exemplos dos descasos com a saúde da população. Sem considerar que a secretaria de saúde investe muito mais em propaganda do que no programa de saúde mental (que é quase todo terceirizado) .

Frente a essa situação, convidamos você e seu coletivo para participarem da reunião ampliada do FOPS para construir uma agenda de luta e atividades preparatórias para as conferências de Saúde e um controle social para além do institucional.

Pauta:

  • Situação da saúde em Curitiba;
  • Situação do Controle Social em Saúde em Curitiba
  • Planejamento para as conferências

Dia: 02 de Abril – 5ª feira – às18h30min

Local: SindSaúde/PR

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 – Edifício Tibagi – Centro

*O Controle Social é uma conquista da classe trabalhadora, que na década de 80 conseguiu criar alguns mecanismos de controle sobre a gestão e a efetivação da saúde. Um desses espaços são as conferências de Saúde, que tem por objetivo construir o plano de saúde do bairro, da cidade, do estado e do país.

Nas conferências além da construção do plano de saúde, são tirados os conselheiros de saúde, que são representantes de entidades, sindicatos, dos gestores e dos “prestadores de serviço” que tem poder deliberativo sobre a situação da saúde na cidade.

Infelizmente temos conferências que mais parecem comícios, conselhos de saúde que operam como “carimbos municipais” servindo apenas para reafirmar a política da prefeitura.

Frente a essa situação é que reafirmamos nossa “convocação”.

Anúncios

3 Responses to Reunião ampliada do FOPS em defesa da Saúde Pública e Contra as maracutaias da Gestão Beto Richa!

  1. Kênia disse:

    Olá!
    Achei muito interessante a proposta do Fórum!
    Vocês por acaso tem conhecimento de alguma iniciativa nesse sentido aqui em Florianópolis, SC?

    Caso tenham, poderiam entrar em contato comigo, por favor?

    Muito obrigada!

  2. viviane de lima disse:

    parece que a saude em curitiba nao esta facil a prefeitura deveria investir o orçamento em açoes de prevençao isso diminuiria o tempo de cespera que a populaçao de curitiba esta enfrentando bjs!!!!!!

    • Lucas - FOPS/PR disse:

      É Viviane, não está fácil mesmo.
      O tempo de espera por especialidades continua gigante, há uma enorme transferência do que deveria ser prestado nos serviços públicos para a iniciativa privada (o que implica em maiores gastos, condições de trabalho ainda mais precárias do que no serviço público e outros tantos problemas).
      Além de tudo isso temos os trabalhadores do município enfrentando condições precarizadas de trabalho, em especial nos CEMUM´s que precisam de maior quantidade de trabalhadores, pois foram construídas novas unidades mas não houve concurso público para auxiliares de enfermagem, por exemplo.
      Ajude a organizar o pessoal no seu local de trabalho, bairro e qualquer coisa entre em contato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: