Acidentes de trabalho no Paraná têm maior número em hospitais

Paraná teve 100 mortos e 57 mil feridos em acidentes de trabalho em 2009

Hospitais lideram ranking de locais com o maior número de ocorrências desse tipo

25/01/2010 | 11:14 | Gazeta do Povo, com informações da TV Coroados

Durante o ano passado, 100 pessoas morreram e outras 57 mil ficaram feridas em razão de acidentes de trabalho ocorridos no Paraná. Os números são de um levantamento feito por um grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), que aponta os hospitais como os locais com o maior número de ocorrências desse tipo.

// Canteiros de obras, madeireiras e frigoríficos perdem para as salas de emergência, enfermarias e UTIs no ranking dos acidentes no Paraná. Conforme mostrou o telejornal Bom Dia Paraná, da RPC TV, nesta segunda-feira (25), o acidente mais “comum” é de trabalhadores que se machucam com tesouras e agulhas, o que pode ser bastante perigoso caso o instrumento esteja contaminado. “Bactérias e vírus podem desencadear doenças como HIV e hepatite C nesses trabalhadores”, disse Sérgio Silveira, engenheiro de segurança do Ministério do Trabalho.

Empresas que não fornecem o equipamento de segurança para os trabalhadores estão sujeitas a multas, interdições e até processos judiciais, segundo o Ministério do Trabalho. Já a recomendação ao empregado é deixar de lado o excesso de autoconfiança, e usar sempre o material fornecido.

No Hospital Universitário de Londrina, no Norte do Paraná, os trabalhadores usam máscaras, óculos e luvas como instrumentos do dia-a-dia. “Se você se cortar, pode se contaminar se tiver um curativo contaminado”, diz um funcionário. Conforme mostrou o Bom Dia Paraná, até a caixa em que seringas são jogadas pode oferecer perigo, caso não seja bem manuseada. A agulha pode transfixar o papelão e perfurar o dedo do funcionário.

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=967090

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 27 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: